Embalagens plásticas com adesivo: e sua variabilidade
As embalagens plásticas com adesivo dominaram a forma como os produtos são entregues para o consumidor. Como é a primeira forma de contato com o cliente no momento da compra, precisa causar boa impressão, chamar a atenção do consumidor e despertar seu interesse.
Atualmente existe uma grande diversidade nos tipos de embalagens disponíveis no mercado. Elas podem variar quanto a sua:
- Composição e propriedades físicas: aqui encontram-se a densidade da embalagem e sua resistência, por exemplo. Materiais mais densos e que apresentam maior espessura apresentam maior resistência mecânica;
- Tamanhos: existem uma grande variação com relação aos tamanhos presentes no mercado. Sendo assim, é possível encontrar as embalagens plásticas com adesivo em tamanhos individuais (pequenos), assim como pacotes maiores, mais indicados para famílias, de modo que estas costuma ter menor preço;
- Tipos de lacres: há diferentes tipos de técnicas utilizadas para fechar um pacote. Podem ser utilizados adesivos, fitas colantes, fecho tipo ziplock, dentre outros;
- Materiais: as embalagens podem ser feitas de diferentes tipos de materiais, tais como vidro, papel, plástico e outras opções.
Como as embalagens plásticas com adesivo ajudam a reduzir os desperdícios
Apesar das embalagens serem consideradas como vilãs, por conta do tamanho de rejeitos que são descartados diariamente, elas foram responsáveis por uma redução significativa nos desperdícios. Dados apontam que aproximadamente um terço de todo alimento produzido é desperdiçado, de modo que cerca de um bilhão e trezentas milhões de toneladas vão para o lixo a cada ano.
Os desperdícios de alimentos estão presentes em todo ciclo de vida dos alimentos. Sendo assim, desde o campo, quando a comida não é escoada e apodrece, até nos lares de diversas famílias, quando o prazo de validade dos alimentos vence, as perdas estão presentes.
É aí que entra a importância das embalagens plásticas com adesivo. Ao protegerem os alimentos, elas preservam também todos os recursos naturais e esforços humanos investidos na sua produção, que são desperdiçados quando o produto estraga, ou quando não conseguem ser escoados e distribuídos no tempo e maneira corretos.
Embalagens plásticas com adesivo e a redução de custos
Quando pensamos em custos, pensamos apenas no valor econômico desses produtos. Porém, além dos custos existem as externalidades, que são fatores que resultam das atividades econômicas e que têm impactos no meio ambiente. Essas externalidades não estão embutidas no valor a ser pago pelo consumidor final.
Assim, tanto os custos econômicos quanto as externalidades são protegidos quando embalamos o que produzimos, permitindo uma redução nos impactos ambientais e nos custos atrelados a sua produção.